terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O fim de uma era!

Para muitos Cuba ficará para sempre marcada como a última terra do "verdadeiro" comunismo. Mesmo continuando a existir na China, o comunismo dos sonhadores e dos ideólogos já só existe em Cuba.
Mas por quanto tempo?
Fidel Castro, líder histórico da revolução cubana e ditador no poder há mais de 45 anos abdicou hoje de todos os cargos a favor do seu irmão Raul Castro. Apesar de só hoje ter sido oficializado, desde 2006 que Raul castro tinha assumido interinamente o poder devido ás debilidades físicas de Fidel.
Mas será para durar?
A pergunta é pertinente, por dois motivos. Primeiro porque Raul não é nem de perto tão emblemático e carismático quanto Fidel, e em segundo porque é sabido que as ditaduras raramente sobrevivem a uma mudança de líder.
Creio que estaremos perante o fim de uma era. Seja porque a ditadura acabará por cair, seja porque Raul terá necessariamente que ser diferente de Fidel para poder manter o poder, se o conseguir.

Mas o sonho ficará sempre lá, na cabeça de todos aqueles que sonham com o comunismo mundial, com o pequeno David que conseguiu fazer frente ao grande Golias (EUA) durante tanto tempo.

Sem comentários: