quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A Presidência da UE

Está practicamente no fim a presidência portuguesa da União Europeia. Muito se poderá criticar ao facto do país ter sido abandonado pelo Primeiro-Ministro durante os últimos seis meses. No entanto todos terão que concordar que esta presidência se pautou por um enorme sucesso.

Muitos criticarão o facto de tudo o que se passou estar já alinhavado pelas presidências anteriores. Mas não devemos nunca esquecer as vitórias da diplomacia que Portugal conseguiu no caso da cimeira Europa-Africa, mesmo com as convicções dos britânicos, que apesar de não terem vindo deram a mão á palmatória elogiando a diplomacia portuguesa. Existe também o caso do Tratado de Lisboa (assinado hoje), em que se conseguiu ultrapassar os diferendos com os polacos e com os italianos, tarefa nada fácil principalmente devido ás eleições na Polónia. E para finalizar, Portugal conseguiu aquilo que se tentava há muitos anos, aprovar uma moratória nas Nações Unidas contra a pena de morte.
Por tudo isto se pode afirmar que Portugal está de parabéns pelo que conseguiu. Reconhecido terá que ser também, que estes parabéns terão que se estender ao governo do Engº José Sócrates.

Agora que se finaliza a presidência da UE e que o governo se voltará de mangas arregaçadas para o governo interno, pedimos apenas que a experiência de governação em diplomacia da UE sirva de exemplo ao governo cá do burgo.

Sem comentários: