terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Democracia e liberdade

"Eu acho que a visita do papa não é algo positivo porque a ciência dispensa a religião. A universidade é um lugar aberto a todas as formas de pensamento. Mas a religião não é", afirmou Andrea Sterbini, professor de ciência da computação e um dos signatários da carta.

Esta afirmação é feita relativamente a uma visita que o Papa Bento XVI iria fazer a uma universidade italiana e que foi boicotada por um grupo de alunos e professores, entre os quais o que efectuou esta afirmação. Quando alguém diz "... a universidade é um lugar aberto a todas as formas de pensamento..." mas depois boicota o discurso de outrém porque tem uma visão diferente, parece-me no mínimo estranho. Ou será que as formas de pensamento do Papa não cabem dentro de "todas as formas de pensamento"?
Não estou aqui a defender as ideias do Papa, sou ateu convicto e nem considero a Igreja Católica uma instituição que se deva vangloriar por apoiar a abolição da pena de morte devido ao seu passado, mas a liberdade é exactamente isso, aceitarmos que se diga aquilo em que não acreditamos.
Eu sempre fui um defensor que os apoiantes de extrema direita se deviam legalizar e deviam existir e ombrear com os seus opositores da extrema esquerda e do centro. Desde que cumpram as leis e que deêm as mesmas oportunidades aos outros, devem poder defender as suas ideias, mesmo que estas sejam contrárias á própria democracia. É isso mesmo a democracia.

Sem comentários: