terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Rússia

Aparentemente, enquanto nos EUA ninguém tem certezas quanto aos dois candidatos que vão a eleições gerais para a presidência, na Rússia ninguém tem dúvidas quanto ao processo democrático que por lá decorre.
O aparelho de estado bloqueia com facilidade e impunidade qualquer candidato que se lhe atravesse no caminho. Seja por uma simples crítica ou por completa oposição ao presidente Putin, qualquer um corre o risco de ir parar á prisão, como o antigo Primeiro-Ministro que é acusado de forjar as assinaturas do seu partido.
O que é que faz a UE e os EUA?
Bem, discutem o assunto, assobiam para o ar, e continuam a comprar o gás natural que tanto poder fornece ao estado para poder continuar com o seu estilo de democracia. Pode parecer uma decisão dificil de tomar, mas uma pequena ameaça de boicote talvez trouxesse alguma razão a um presidente que entrou numa espiral de absolutismo que parece não poder ser parada. Não esqueçamos que a Rússia continua a ter um poderoso exército e armas de destruição maciça.
Pode parecer que nós necessitamos mais dos russos que eles de nós, mas se o seu gás natural é importante para nós, existem alternativas, enquanto aos nossos euros não existem muitas...

Sem comentários: