quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Tratado de Lisboa e Presidenciais Americanas

Por cá, o Primeiro-ministro José Sócrates anunciou que o Tratado de Lisboa vai ser aprovado por votação perlamentar em vez de por referendo. Não podia estar mais de acordo. É para isso que se elegem os deputados, para que eles tomem as decisões e dirijam Portugal, melhor ou pior, isso avalia-se a cada quatro anos. Eu sou da opinião que os referendos devem ser feitos única e exclusivamente em matérias que envolvam decisões morais, como a questão do aborto por exemplo. O Primeiro-ministro disse que este tratado era totalmente diferente do anterior e portanto a promessa feita em tempo de eleições não abrangia este tratado. Não podia estar mais em desacordo. O tratado tem um nome diferente, foi retocado, mas é substancialmente o mesmo. Mas quanto a promessas eleitorais em todo o mundo se promete o que se pode e não pode cumprir. mas os culpados somos todos nós, os que votamos. Se um candidato vier dizer que vai subir os impostos ou tomar medidas desagradáveis, mesmo que todos saibamos que são necessárias, quem votará nele? Reflitam e sejam honestos convosco próprios.

Nos EUA Hilary Clinton deu a volta ao resultado de Iowa (e isto já parecia um comentário futebolístico) e ganhou em New Hampshire, contra todas as espectativas e sondagens. Há quem diga que foi a lágrima que ia vertendo na véspera da votação que lhe deu a vitória, mas eu acho que terá sido a falta de experiência política de Obama. Sinceramente eu acho que Obama é o melhor candidato de todos, mas acho que todos lhe reconhecem valor, mas lá (nos EUA), onde conta todos têm medo da sua inexperiência política. Se quiser ganhar, Obama terá de demonstrar acima de tudo que é capaz, que tem o que é necessário, porque de boas vontades está o mundo cheio.

Sem comentários: