sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O fim anunciado do Dakar?

A comissão organisadora do rali Lisboa-Dakar anunciou hoje o cancelamento da prova este ano. É a primeira vez em 30 anos que tal acontece, mesmo vivendo nós na era do GPS. Há 10 anos atrás os pilotos podiam perder-se em pleno deserto e andar assim por vários dias (e aconteceu mais do que uma vez), podiam ter uma avaria e ninguém saber onde estavam. Mas nunca um rali foi cancelado por existirem riscos. Mesmo quando os rebeldes do Sahara Ocidental colocavam minas em alguns percursos (e existiram vítimas devido a explosões), nunca um rali foi cancelado.
Agora, por motivo de alertas por parte dos serviços secretos franceses, um rali é cancelado na véspera da partida. Provavelmente terá havido algo mais que "problemas na Mauritânia" para que esta prova tenha sido cancelada, algo que não transpareceu cá para fora. E tem que ser algo bastante grave, os "problemas na Mauritânia" já existem há vários anos, não são de agora.

Espero sinceramente que não tenhamos assitido ao fim anunciado do rali Dakar. Mesmo quem não é apreciador de corridas automobilísticas, vibra com a mística desta prova, A "Liga dos Campeões" do automobilismo.

Sem comentários: