sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O Governo e o novo aeroporto de Lisboa

E o novo aeroporto de Lisboa vai para... ALCOCHETE!
Depois de tantos estudos e tantas localizações e tantas opiniões, mais e menos interessadas, o governo vem anunciar que o novo aeroporto de Lisboa vai ficar situado no campo de tiro de Alcochete.
Devo dizer que desde o início que achei que a melhor opção seria Alcochete, mas com o tempo fui-me aproximando daquilo que o estudo do LNEC demonstrou no fim, que existem boas razões que assistem ambas as localizações. No fim acho que Alcochete ganha apenas pela razão, não pouco importante, de ser a que permite maior flexibilidade em termos de alterações do projecto entre o agora e o início do funcionamento do aeroporto. Não esqueçamos que o aeroporto é só para entar em funcionamento em 2017, o que significa que ninguém sabe o que se poderá passar em termos de evolução tecnológica até lá. Seria muito estranho ficarmos presos a uma ideia de construção que já estivesse ultrapassada quando iniciasse funções.

Como seria de esperar, muitos vieram imeditamente a cabeça do ministro e, alguns, até a cabeça do Primeiro-ministro. Mesmo não sendo eu muito fan do ministro actual, devo dizer que louvo quem sabe recuar e dar atenção ás opiniões de outrem. Lembremo-nos que este é o governo que é constantemente acusado de ser prepotente, arrogante e com alguma razão. Assim, com todas estas voltas atrás, ao contrário do que muitos dizem, eu acho que o governo está a demonstrar, ou pelo menos a tentar, que tem abertura e humildade.

Sem comentários: