sábado, 26 de janeiro de 2008

Imigrantes

O um estudo recente duma associação de ajuda á integração dos imigrantes em Portugal, revelou que um quarto dos imigrantes têm concluido o ensino superior. Afirma a associação que apenas um em cada vinte trabalha efectivamente na área em que terminou o dito curso e isto demonstra bem a exclusão a que são votados os imigrantes.
Não quero aqui desmentir ou criticar tais afirmações, nem quero ser entendido como alguém que é contra a imigração. Totalmento o oposto. No entanto talvez seja positivo a mesma associação verificar que muitos dos jovens portugueses que terminam o ensino superior também não conseguem encontrar trabalho para as habilitações que têm. Ou aceitam trabalhos "menores" como técnicos a ganhar os ditos "1000€" ou nem isso, e acabam a tirar cursos consecutivamente até já não poderem mais. Será isto exclusão? A resposta é simples. Não
Aceito plenamente que muito há ainda a fazer na inclusão dos imigrantes em Portugal. Mas clamar que os imigrantes necessitam de mais oportunidades no emprego deve ser feito com cuidado. Se já existem muitos sentimentos xenófobos relativamente a os imigrantes virem "roubar-nos" os empregos, este tipo de afirmações só alimente esses sentimentos e mitos que erradamente grassam no nosso país.

Sem comentários: